Inspiração Juvenil 24/02/2015

Confissão
24 de fevereiro

Jamais procurei encobrir as minhas faltas, como fazem algumas pessoas, nem escondi no coração os meus pecados. Jó 31:33
Eu não fiz nada disso! - Jamile negava, mesmo diante de tantas evidências. - Queremos ajudá-la, filha - disse o pai. - Entretanto, para isso precisa­mos saber o que está acontecendo com você.
-  Eu não preciso de ajuda - ela respondeu nervosa. - Não está acontecendo nada comigo e não estou fazendo nada de errado.
Era mentira de Jamile. Ela estava se envolvendo com uma gangue que a leva­va para um caminho totalmente oposto à educação que havia recebido. Em outra casa, distante dali, Pedro abria o coração ao pai:
-  Eu preciso de ajuda, pai! Estou envolvido com drogas e não vou conseguir sair sozinho.
O pai abraçou o filho e lhe deu vários conselhos. Seria uma longa jornada, mas Pedro se veria livre das drogas e de outros grandes problemas que acompa­nhavam o vício.
A ajuda só é efetiva para aqueles que não encobrem suas falhas e erros; pois, como disse Benjamim Franklin, "quem não quer ser aconselhado, não pode ser ajudado". Ê impossível socorrer alguém que não quer ser auxiliado. Por isso, a confissão é fundamental.
Esconder os erros é uma reação imediata e natural. Dificilmente alguém confessa logo que é confrontado. A primeira ideia que vem à mente é negar, expor justificativas ou distorcer os fatos a seu favor.
O erro encoberto é como uma bola de neve que desce montanha abaixo. Ele vai aumentando a cada ciclo de mentiras, até que não pode ficar mais escondido, tornando-se algo destruidor.
Apenas a confissão das faltas pode levar a pessoa a uma verdadeira mudança. Geralmente, os pais ou responsáveis estão sempre ao redor, procurando auxiliar e aconselhar. E neles que está o primeiro passo para todo socorro, pois amam seus filhos e querem apenas o melhor para cada um deles. A melhor ajuda vem das pessoas que nos amam.
Jamais encubra seus erros e suas falhas, pois há caminhos que só levam para a perdição. Você tem algo a confessar? Está andando por um caminho que não é reto e bom? Saiba que o melhor momento para voltar é - e sempre será - o AGORA! Quando você precisar, não tenha medo, procure a ajuda daqueles que querem vê-lo bem.

Comentários